Bio Cursos

| 25/09/2018

Método terapêutico é esperança para quem sofre com artrose

Gomos de Laranja
Método terapêutico é esperança para quem sofre com artrose


Segundo os dados do Ministério da Saúde, a osteoartrose, mais conhecida como artrose, atinge cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil e é uma das principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho. A doença causa uma degeneração nas articulações, afetando a cartilagem que reveste a superfície dos ossos e que evita o atrito durante os movimentos do corpo. Apesar de não ter cura, pode ser tratada através de medicamentos e por meio da hidroterapia, que consegue agir de forma eficaz amenizando os sintomas.

A enfermidade, que normalmente está ligada ao envelhecimento, evolui de forma degenerativa pelo desgaste da cartilagem. O processo atinge, sobretudo, as articulações que dão sustentação ao peso corporal como, por exemplo, quadris, joelhos e a coluna, impedindo a pessoa de realizar funções do dia a dia. Por conta disso, a reabilitação aquática é uma grande aliada no tratamento da artrose. Sendo realizada em piscina aquecida, ambiente seguro e conduzida por fisioterapeutas qualificados, com o objetivo de prevenção e reabilitação física

A fisioterapia utiliza combinações diferentes na água onde a temperatura funciona de forma terapêutica, um dos recursos mais utilizados por profissionais pelas suas propriedades físicas, além de proporcionar prazer ao paciente. O tratamento promove inúmeros benefícios, dentre eles: relaxamento e fortalecimento muscular, alívio da dor, diminuição do estresse, melhora da circulação sanguínea, do sistema cardiorrespiratório e da amplitude de movimentos do paciente.

A hidroterapia tem sido utilizada com sucesso para tratar a artrose. Contudo, antes de começá-la, é necessário fazer uma avaliação com o médico e o fisioterapeuta para verificação do estado do paciente e se é indicado a reabilitação aquática para o mesmo, se tudo estiver certo, é só aproveitar o método terapêutico.





Por
Katharine Silva
Assessoria de Comunicação Bio Cursos




Nossos Parceiros

logo_HTM