Bio Cursos

| 07/10/2019

Outubro Rosa: Se cuidar também é um ato de amor

Gomos de Laranja

Outubro Rosa: Se cuidar também é um ato de amor

Criado no início da década de 1990, o Outubro Rosa tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Esse número revela porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção. Independentemente da idade, é importante que as mulheres conheçam seu corpo para reconhecer o que não é normal em suas mamas e ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

Prevenção é a palavra de ordem no mês de Outubro, mas que deve ser levada a sério durante todo o ano. Afinal, se cuidar também é um ato de amor. Com você, com sua saúde, com sua vida e com todas as pessoas que valorizam ela.




Por Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos





Nossos Parceiros

logo_HTM