Bio Cursos

| 18/02/2021

Entenda a importância da biossegurança na prevenção da Covid-19

Gomos de Laranja

Entenda a importância da biossegurança na prevenção da Covid-19

Denominado como um conjunto de medidas e normas estabelecidas com a finalidade de reduzir, prevenir, controlar ou eliminar riscos inerentes que possam comprometer a saúde humana, a biossegurança visa proteger as condições de vida da ação de agentes químicos, biológicos ou físicos.
Riscos esses, que não afetam somente o profissional que irá desempenhar a função, mas também, a saúde do público e até mesmo, causar danos ao meio ambiente.
Neste período de pandemia, devemos adaptar nossos hábitos e costumes no trabalho, onde cuidados e normas de Biossegurança devem ser redobrados.
A utilização do álcool 70%, hipoclorito de sódio e desinfetantes utilizados para limpeza e desinfecção de equipamentos e espaços devem ser indispensáveis para profissionais da saúde e estética. O uso de EPI's, equipamentos de esterilização como autoclaves e seladoras são indicados por conta da proximidade com o cliente.
A fisioterapeuta da Bio Store, Suzana Lisboa, alerta para as normas de biossegurança que devem ser adotadas: "Os profissionais que trabalham com responsabilidade serão os mais respeitados e terão destaque diante de tudo que estamos passando. A biossegurança requer atenção e consciência para ações de prevenção de doenças. Em uma realidade na qual estamos, é essencial redobrar a atenção para medidas de cuidado e segurança nos locais de trabalho".
Separamos abaixo as principais medidas que caracterizam a importância da biossegurança no ambiente de trabalho voltadas para reduzir os níveis de exposição aos riscos biológicos. Confira:

Uso de máscaras – evita a inalação de agentes nocivos;
Uso de jalecos ou aventais de manga longa – Ao fazer o uso, a roupagem deve estar sempre fechada, após o uso, devem ser lavados. Jamais devem ser usados fora do ambiente de trabalho;
Uso de Luvas - Profissionais que lidam diariamente com amostras biológicas e atendem pacientes com doenças contagiosas, o uso desse EPI é essencial;
Óculos de proteção ou protetor facial – é utilizado com o objetivo de evitar contaminação pelas vias aéreas;
Autoclave – É utilizada na esterilização de instrumentos por calor, tornando o uso novamente seguro;
Proteção de linha de vácuo – Seu uso é necessário para evitar a contaminação do sistema de vácuo com fluidos derramados e aerossóis.

Praticando esses cuidados, você estará reduzindo os riscos à saúde de seus funcionários e clientes. Com a adoção dessas medidas, você irá conseguir uma melhor preservação do meio ambiente, através da eliminação dos riscos de exposição e descontaminação. Desta forma, seu ambiente de trabalho torna-se mais seguro, além de incentivar seus clientes a fazer o descarte correto dos materiais utilizados, evitando a poluição de rios.
Até que a disseminação da doença não seja controlada, diversas medidas devem ser adotadas. "Atributos como atendimento personalizado, utilização de produtos de qualidade, são exemplos de ações que fazem o profissional se destacar no mercado. Mas há outra importante questão que deve ser priorizada. A esterilização é uma medida de biossegurança fundamental para evitar a transmissão de agentes causadores de doenças infecciosas." Comenta a profissional.
De um modo geral, praticar a biossegurança também envolve normas para clínicas e laboratórios, descarte de agentes químicos e biológicos e o treinamento dos profissionais para exercer o trabalho com êxito e segurança.
A Bio Store dispõe de diferentes marcas de materiais de biossegurança, para mais informações entre em contato através do número 92 99209-3119. Nossa loja conta com profissionais especializados em estética e fisioterapia para oferecer suporte e um melhor atendimento.




Por

Larissa Lara


Assessoria de Comunicação Bio Cursos




Nossos Parceiros

logo_HTM