Bio Cursos

| 09/02/2021 09:49

Elton Araújo: Ventosaterapia aplicada ao esporte

Bio Cursos entrevista:

Prof.: Elton Araújo

Tema: Ventosaterapia aplicada ao esporte

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2007); Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudo de Acupuntura e Terapias Alternativas - CEATA (2009); Docente do Centro Universitário do Norte - UNINORTE nos cursos de Fisioterapia, Estética, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem, atualmente atua como Vice- Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Centro Universitário do Norte UNINORTE - LAUREATE International Universities.).


1) Quais os principais benefícios da ventosaterapia aos atletas?

Elton Araújo: A Ventosaterapia beneficia o atleta na melhora da liberação miofascial, aperfeiçoando o dinamismo entre o músculo e a fáscia, facilitando a mobilidade. O método também pode ser utilizado para o ganho de triguenho muscular no pré-treino, sendo aplicado em músculos que serão exercitados, com a finalidade de ganho de hipertrofia muscular. No pós-treino é utilizado como relaxante muscular, evitando dores indesejadas após os exercícios.


2) Por que os atletas recorrem tanto a esse tipo de tratamento?

Elton Araújo: Além de ser uma técnica extremamente eficiente na liberação miofascial, a ventosaterapia ajuda os atletas com a recuperação da fadiga dos treinos e das competições constantes.


3) Como funciona e quanto tempo dura uma sessão de ventosaterapia?

Elton Araújo: Dependendo da avaliação constante da área onde será aplicada a ventosa, a duração da sessão gira em torno de 30 a 50 minutos. Existem dois tipos mais comuns de Ventosaterapia, a chamada ventosa de fogo onde é utilizado um líquido inflamável para retirar o oxigênio de dentro da ventosa, promovendo a sucção e a ventosa de acrílico, onde é realizada a pressão negativa atrás do aparelho de sucção.


4) Para quais tratamentos a ventosaterapia é indicada?

Elton Araújo: É um tipo de tratamento natural no qual são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. Normalmente é indicada para liberação miofacial, dores musculares, estética, dores na coluna vertebral, dores de cabeça, enxaqueca, dores em geral entre outras indicações.


5) É interessante associar a técnica a outros métodos? quais?

Elton Araújo:
A Ventosaterapia pode ser associado a outras técnicas como toalhas de fogo, guasha, acupuntura e eletroacupuntura.




Por
Larissa Lara
Assessoria de Comunicação Bio Cursos


Nossos Parceiros

logo_HTM