Bio Cursos

| 18/11/2019 16:07

Filipe Oliveira: Atuação do Pilates no período gestacional

Bio Cursos entrevista:

Professor: Filipe Oliveira

Tema: Atuação do Pilates no período gestacional

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Norte (2010). Pós-graduado em Traumato ortopedia com ênfase em Terapia Manual (2012), Acupuntura (2013) e Gerontologia (2018). Diplomado em Quiropraxia. Formação no Método Maitland, Conceito Mulligan, Método Mackenzie, Método Pilates, Liberação Miofascial Myofascial Releaser e AlphaCare, Terapia Manual Integrada. Atuante na área de Ortopedia e Geriatria desde 2011.


1)– Quais são os principais benefícios do Pilates durante a gravidez?

Filipe Oliveira: A prática de Pilates beneficia ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, além de melhorar a respiração, diminuir e prevenir dores lombares e cervicais e ajuda no preparo para o parto e no pós-parto.

2) – Existe alguma restrição para as futuras mamães que pretendem iniciar a prática?

Filipe Oliveira: As contraindicações do Pilates na gravidez são relativas e não existe nenhuma que seja absoluta. Após a liberação médica, a paciente está apta a realizar a atividade.

3) – De que maneira o Pilates ajuda a aumentar a resistência física?

Filipe Oliveira: Assim como qualquer atividade física o Pilates trabalha os músculos e consequentemente aumenta a resistência física, ajudando a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço e ainda facilitam o nascimento no parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez e também no pós-parto.

4) – Qual o grande diferencial para quem pratica pilates durante a gestação?

Filipe Oliveira: Por ser uma atividade global, conseguimos fazer com que a gestante fortaleça e tonifique os músculos de todo o corpo, preparando -o para a chegada do bebê.Com os músculos mais fortes e firmes, a gestante tende a sentir menos dores nas costas, movimenta-se com maior facilidade e encontra-se com mais disposição para realizar suas atividades do dia-a-dia, o que pode ajudar na hora de arrumar tudo para a chegada do bebê.

5)Através do método, é possível prevenir, ou até mesmo amenizar riscos durante o período gestacional?

Filipe Oliveira: Sim, prevenimos dores e inchaços nas pernas. Bem como fortalecimento do assoalho pélvico.





Por Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos


Nossos Parceiros

logo_HTM