Bio Cursos

| 10/03/2020 16:21

Carmen Freitas:O auxílio da Quiropraxia durante a gestação

Bio Cursos entrevista:

Carmen Prada de Freitas

Tema: O auxílio da Quiropraxia durante a gestação


Carmen Prada de Freitas é fisioterapeuta, com formação em Quiropraxia pelo Instituto Matheus de Souza, tendo sido sua instrutora por muitos anos e Profa. de seu Instituto Ibraqui. Tem formações como Iso Stretching, RPG, Pilates, Reiki. Foi Docente no Senac nas áreas de Quiropraxia, Anatomia, Patologia, Biomecanica, Cinesiologia e Neurologia. Carmen também é Especialista Lato Sensu em Osteopatia e proprietária da Corpoterapia, clínica de Fisioterapia, em São Paulo.


1) - É totalmente seguro fazer o tratamento de Quiropraxia durante a gravidez?

Carmen Freitas: É necessário que o profissional tenha amplo conhecimento da técnica para que ela seja aplicada com segurança, pois nas gestações só são recomendadas sessões a partir do 4° mês e com a aplicação de manobras específicas adaptadas à gestante e ao seu quadro álgico.


2) - Alinhamento pélvico com quiropraxia é possível?

Carmen Freitas: Sim, um dos objetivos da quiropraxia e devolver a capacidade de movimento livre das articulações, facilitando a movimentação normal e a consequente reorganização da postura.


3) - Como são feitos os ajustes quiropráticos em gestantes?

Carmen Freitas: Os ajustes em gestantes são realizados em posições de conforto como decúbito dorsal (deitada de barriga para cima) ou decúbito lateral (deitada de lado) ou mesmo sentada, estas adaptações fazem parte das manobras específicas relacionadas a um segmento articular que necessite ser ajustado.


4) - Quantas sessões a gestante pode fazer?

Carmen Freitas: Normalmente as sessões ocorrem um vez por semana, podendo variar para quinzenal ou mesmo mensal, o que define a frequência e o período de retorno entre as sessões será o quadro clínico.


5) - Quais os benefícios da quiropraxia para as grávidas?

Carmen Freitas: Os benefícios para a gestante são os mesmos que para a população em geral, ou seja, alívio das dores, melhora disposição, mobilidade, sono, o que permite uma gestação mais tranquila de forma geral.


6) - Quais as contraindicações da Quiropraxia na Gestação?

Carmem Freitas: É contra indicado qualquer manobra GERAL realizada na região lombar e pélvica, em caso de dor ou incomodo nesta região o profissional tem que ter o conhecimento de todas as manobras específicas com seus respectivos testes quiropráticos para poder identificar com precisão e atuar de forma isolada somente na articulação que apresentar bloqueio ou nas suas compensações, evitando ajustes desnecessários que possam causar algum tipo de reação adversa.





Por
Larissa Lara
Assessoria de Comunicação Bio Cursos


Nossos Parceiros

logo_HTM